Morar em casa ou apartamento? Conheça as Vantagens e Desvantagens!

Se você está buscando comprar ou alugar um imóvel vai perceber que uma das primeiras decisões será entre morar em casa ou apartamento e essa acaba por ser uma decisão muito pessoal, pois cada tipo de moradia tem suas características que satisfazem a necessidade de diversos perfis.

Para te ajudar nessa decisão, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada um dos dois tipos de imóvel. Veja só: 


Vantagens de morar em casa

Espaço amplo: Normalmente quem opta por uma casa consegue maior espaço, que contam com metragem generosa e cômodos espaçosos.  A casa também é uma opção interessante para quem gosta de receber visitas e fazer confraternizações nos feriados e datas especiais, como aniversários e o Natal.

Não tem taxas extras para pagar: As casas comuns, que ficam fora dos condomínios, não têm a necessidade de pagamento de taxas de manutenção e por isso se torna vantajoso na hora de economizar.

Você faz suas regras: Ao contrário do que acontece em condomínios, os moradores de casas têm a liberdade para estabelecer as próprias regras de convivência, sem precisar de consenso coletivo ou votação em assembleia para tomar decisões.

Espaço livre para os animais de estimação: Embora alguns apartamentos permitam que os moradores tenham animais, normalmente é mais simples criar animais em casas por conta do maior espaço e liberdade para brincar, causando menos incômodo aos vizinhos. 

Sem restrição de horários: Quem mora em casa também tem mais flexibilidade nos horários que pode fazer barulho, já que as construções são independentes, é claro que é preciso ter bom senso.



Desvantagens de morar em casa

Diferente dos apartamentos e condomínios, as casas normalmente não contam com portarias e segurança, além de estarem em regiões menos movimentadas. Se o morador viaja muito ou passa a maior parte do dia fora de casa, a residência pode estar vulnerável a invasões e roubos. 
Apesar de não haver custos com condomínio, os proprietários de casas precisam se responsabilizar pelas manutenções, o que pode vir a gerar custos inesperados e também dores de cabeça.



Vantagens de morar em apartamento

Segurança: A segurança é uma das maiores preocupações de brasileiros, principalmente aqueles que ficam muito tempo fora de casa ou moram sozinhos. Contar com portaria monitorada e controle de acesso é uma vantagem de quem opta por morar em apartamentos em condomínios fechados. 

Boa localização: Geralmente os apartamentos estão localizados em regiões atrativas, próximos aos centros ou com grande movimentação e perto de comércios, serviços e transporte públicos.

Lazer sem sair de casa: Moradores que buscam opções de lazer e diversão podem ficar mais satisfeitos com apartamentos, já que costumam contar com piscina, churrasqueira, playground e espaço gourmet para receber amigos e fazer comemorações. 

Menos preocupações com manutenções: Como existe a taxa de condomínio, o morador sabe que possíveis problemas serão resolvidos pelo síndico, como o abastecimento de água, energia, pintura, elevadores e outros equipamentos. 



Desvantagens de morar em apartamento

As regras do condomínio representam uma via de mão dupla: por um lado, garantem os direitos e deveres dos moradores para uma boa convivência; por outro, podem não agradar o estilo de vida de alguns. 
Reformas e obras precisam passar por aprovação e algumas alterações podem ser até proibidas aos moradores. 
Por estar mais próximos, os apartamentos geralmente são divididos por paredes finas, que reduzem a privacidade dos moradores e de suas conversas, brigas e ruídos. 


Ainda ficou na dúvida? Não se preocupe! Aqui na Kabral nós temos corretores especializados para te ajudar a encontrar o seu cantinho perfeito! Entre em contato e conheça nossas opções. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades da Kabral no seu e-mail

Aluguel Venda