Dicas para comprar apartamento em Florianópolis

0

Cercada por belas praias, muito verde e uma vida tranquila, esse é o ritmo de Florianópolis. A cidade, uma das capitais mais visitadas do país e com alto índice de desenvolvimento, desperta o mesmo desejo entre turistas e moradores: o sonho de comprar apartamento – na ilha ou no continente – para desfrutar de toda beleza e calmaria.

Porém, na hora de escolher seu imóvel em Florianópolis, é preciso estar atento em alguns quesitos importantes, para evitar problemas futuros e garantir a escolha certa.

1. Local

O primeiro passo é decidir qual o bairro ideal para comprar apartamento na cidade. Florianópolis pode oferecer desde bairros calmos e retirados até os mais conhecidos, rodeados de bares e restaurantes. Antes de adquirir seu imóvel pense na locomoção e a estrutura do bairro, fatores importantes no dia a dia e também na valorização da propriedade.

Atualmente a cidade tem mais de 490 mil habitantes e a estimativa é que, em 2019, esse número ultrapasse a marca de 500 mil pessoas. Confira uma lista com os 10 locais mais conhecidos.

  1. Campeche;
  2. Jurerê Internacional;
  3. Ingleses;
  4. Coqueiros;
  5. Agronômica;
  6. Santa Mônica;
  7. Ribeirão da Ilha;
  8. Itacorubi;
  9. Estreito;
  10. Pantanal.

 

Cada um dos bairros possui suas características. O mais importante é que você visite e conheça cada um: principais ruas e avenidas, comércio, hospitais e áreas de lazer. Assim será mais fácil escolher um deles como nova residência.
          

2. Estrutura

Outra questão de extrema importância é a estrutura da propriedade, ou seja, como ela foi ou está sendo construída, os materiais utilizados, a segurança do local e se tudo está de acordo com as leis do município.

Na hora de comprar apartamento não deixe de verificar e procurar por todas essas informações, certificando-se de que o ambiente está ideal para moradia. No momento da visita aproveite para esclarecer dúvidas e também para observar se existe alguma rachadura, infiltração ou irregularidade aparente na estrutura do apartamento.

3. Condições

Confira como está a propriedade antes que você feche o negócio. Olhe as últimas contas, se tem algum débito em aberto, se o apartamento precisa de reforma e se possui defeitos aparentes. Também não deixe de conferir se a construção está no padrão vigente da legislação.

Caso esteja pensando em comprar o imóvel e mudar algumas fundações – colunas, ambientes ou a construção de novos espaços – não esqueça de conferir se as alterações são aceitas no município, já que cada cidade possui leis específicas quando o assunto é construção.

4. Histórico

Outro ponto chave na hora de comprar apartamento é saber mais sobre o imóvel. Busque informações sobre os antigos moradores, qual o motivo da venda, como foi a experiência da última pessoa que residia ali, como se comporta a vizinhança e como é a vida no bairro.

Essas são questões que podem ajudar você a se acostumar com mais facilidade ao local, como as pessoas vivem ali, quais as coisas mais atraentes na região e até mesmo aquilo que deve ser evitado.

5. Regras

Se você vai comprar apartamento não esqueça de conhecer e procurar quais são as regras do condomínio: como funciona, quais são as despesas fixas, como é feita a divisão, periodicidade das reuniões, vagas de garagem, índice de inadimplência e a limpeza nos ambientes de uso comunitário.

Dê atenção especial para a forma como as contas são pagas e com a transparência na hora de prestar contas. É fundamental que os débitos estejam em dia e que todos tenham acesso ao dinheiro gasto.

Outra dica é procurar conversar com o(a) síndico(a) para saber quais foram os temas discutidos nas últimas reuniões e até mesmo pedir – caso seja preenchida – a ata de cada um dos encontros.

5. Avaliação

Antes de comprar apartamento não esqueça de avaliar a metragem do local e o tamanho de cada peça separada. Em alguns casos, a ansiedade é tanta na hora de adquirir nossa casa, que esquecemos de pensar se aquele local ainda será ideal para nós daqui alguns anos. Se você é solteiro ou casado e pensa em ter uma família nos próximos anos é importante pensar se o tamanho é  ideal para você e as futuras necessidades.

Conheça os apartamentos disponíveis em Florianópolis no site da Kabral Imóveis ou entre em contato com um dos nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *